quarta-feira, 4 de abril de 2012

Miminhos de Chocolate com Sorbet e Molho de Frutos Silvestres

Sobremesa excelente e requintada. A receita dá para 4 pessoas. Deve seguir rigorosamente a temperatura e o tempo do forno. Fica um bolo por fora e tipo mousse por dentro.


Ingredientes:
1 ovo inteiro + 2 claras
30 grs de açúcar fino
200grs de chocolate de boa qualidade
80 grs de manteiga
15 grs de farinha, para bolos, peneirada
4 bolas de gelado a gosto (eu usei gelado de cassis)

100 grs de frutos vermelhos congelados
2 colheres (de sopa) de açúcar
1 colher (de sopa) de água
1 colher (de sopa) de licor de laranja (eu usei Cointreau)

Modo de Preparar:
Pré aqueça o forno a 250º. Parta o chocolate para uma caçarola e derreta-o com a manteiga em banho-maria. Numa tigela colocada dentro de uma panela com água a ferver, misture o ovos, com as claras e o açúcar, bata até obter uma mistura homogénea e quase morna. Retire do lume e com o auxílio de uma batedeira bata até que arrefeça. Quando estiver fria adicione a farinha. Por último junte cuidadosamente o chocolate derretido. Esta operação deve ser feita muito lentamente. Unte 4 formas redondas e distribua o preparado . Leve ao forno, forte, durante 2 ou 3 minutos. Sirva de preferência, quente com uma bola de gelado e o molho de frutos silvestres.

Entretanto prepare o molho: os frutos silvestres devem estar à temperatura ambiente. Num tacho deite a água, o açúcar, os frutos vermelhos e o licor; mexa cuidadosamente. Quando começar a ferver e reduza a temperatura do fogo e deixe apurar por 2 ou 3 minutos; desligue e está pronto a usar.

Sem comentários: