domingo, 27 de maio de 2012

Magret de Pato com Flor de Sal e Molho de Frutos Vermelhos

 Para 2 pessoas.

Ingredientes:
2 peitos de pato
flor de sal e pimenta q. b.
100 ml de água
1 pau de canela
100 grs de açúcar
2 colheres (sopa) de vinagre de framboesa (eu usei vinagre de espumante)
2 colheres (sopa) rasas, de doce de mirtilos
200 grs de frutos do bosque (podem ser congelados)
40 grs de manteiga
1 maçã grande
1 colher (sobremesa) de mel

Modo de Preparar:

Limpe. muito bem os peitos do pato; com uma faca, bem afiada, faça losangulos na pele e tempere com a flor de sal e a pimenta. Deixe repousar para tomar gosto.
Leve ao lume uma frigideira e coloque o pato com a pele virada para baixo. Vá corando o pato, o que demorará cerca de 8 minutos. Retire e reserve num recipiente refractário que possa ir ao forno.
Entretanto prepare uma calda coma água, o açúcar e o pau de canela; deixe ferver por três minutos. Adicione o doce, mexa e de seguida junte os frutos vermelhos. Deixe apurar até obter uma consistência grossa.
Reserve 2 colheres da gordura do pato; rejeite a restante. Na frigideira, sem a lavar,  coloque a manteiga deixe derreter, junte o vinagre de framboesa e de seguida o preparado de frutos vermelhos, deixe ferver por 2 ou 3 minutos.. Reserve para servir com o pato.
Leve o pato ao forno, a 220º cerca de 10 minutos.
Apare uma maçã grande e corte-a em gomos; coloque os gomos numa taça com água e sumo de limão. Numa frigideira, coloque a gordura do pato que reservou e coloque as maçãs, depois de escorridas e secas em papel de cozinha. Deixe fritar, até estarem macias. Junte o mel e deixe apurar.
Sirva o pato laminado, coberto com o preparado de frutos vermelhos e acompanhe com a maçã.
Sirva bem quente.





Sem comentários: