quinta-feira, 19 de julho de 2012

Arroz de Pato




 Esta recita é diferente, porque o pato é cozinhado em vinho tinto. A escolha do vinho fica ao critério de cada um.
 Para 8 pessoas.


Ingredientes:
1 pato médio (cerca de 2, 500 Kg)
3 cebolas pequenas
4 dentes de alho (eu não uso)
azeite q. b.
100 grs. de toucinho entremeado fumado
1 chouriço de carne
750 grs. de arroz
1/2 l de vinho tinto de boa qualidade (eu uso a garrafa toda)
sal e pimenta q. b.
queijo ralado q. b.

Modo de Preparar:
Limpe o pato muito bem; retire algumas gorduras e lave-o em água abundante. Corte em pedaços e tempere de sal e pimenta. Reserve.
Num tacho largo faça um refogado com o azeite, a cebola picada e o alho picado; deixe alourar ligeiramente. Junte o pato o toucinho e o chouriço. Deixe refogar até apanhar um pouco de cor. De seguida acrescente o vinho tinto e deixe cozer em lume brando. Retifique os temperos se achar conveniente.
Quando cozido (vê-se, quando a carne começa a despegar-se dos ossos) retira-se o pato. Limpa-se de peles e ossos. A carne defia-se; e o toucinho e chouriço corta-se aos bocadinhos. 
Aproveita-se o liquido da cozedura para fazer o arroz.
No mesmo tacho coloca-se um pouco da gordura da cozedura e deita-se o arroz; deixa-se estalar um pouco. Junta-se liquido suficiente para o arroz (da cozedura do pato acrescentado de água para fazer a medida - um parte de arroz, duas de liquido). Deixe cozer.
Quando cozido deita-se metade do arroz num pirex e coloca-se, por cima as carnes desfiadas; cobre-se com o restante arroz. Decora-se a gosto e polvilha-se com queijo ralado.
Vai ao forno até alourar.

Nota:  Relativamente ao liquido da cozedura, eu utilizo um coador para separar o liquido da cebola. Com o auxílio de um colher retiro a gordura que fica à tona e uso-a para dar gosto ao arroz. Aproveito o restante liquido para fazer o arroz, acrescentando com água quente.

Sem comentários: