domingo, 11 de maio de 2014

Tagine de Kefta com Ovos e azeitonas

O "Tajine" é um recipiente de barro envernizado que serve para cozinhar. A sua tampa cónica confere-lhe um aspeto exótico. Esta panela é muito usada na cozinha marroquina e em alguns países do Médio Oriente. Cada prato confecionado, neste recipiente, tem um sabor único.
 
 
Para 4 pessoas.
 
Ingredientes:
500 grs de carne picada (a receita original refere a carne de cordeiro)
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
3 tomates maduros esmagados
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de hortelã picada
1  colher (café) de açafrão em pó
1 colher (sopa) de coentros picados  (não usei)
1 chávena (chá) de azeitonas descaroçadas (eu só usei metade)
Gengibre em pó q. b.
Sal e pimenta q. b.
Pimentão doce q. b.
Cominhos em pó q. b.
4 ovos
Azeite q. b.
 
Couscous:
1 copo de couscous
1 copo de água a ferver (pode utilizar um caldo de legumes)
4 colheres (sopa) de passas
1 lata pequena de grão de bico
hortelã picada para polvilhar (opcional)
 
 
 
Modo de Preparar:
Numa tijela coloque a carne picada (pode ser porco, aves ou vaca) com todos os condimentos e especiarias. Só não coloque os ovos, o alho, metade da cebola, o azeite e o tomate. Seja generoso no sal. Misture muito bem todos os ingredientes e reserve por algumas horas.
De seguida molde pequenas almôndegas
Leve o tajine ao lume com o fundo coberto de azeite e deixe aquecer. Coloque as almôndegas e deixe ganhar cor; vá virando as almôndegas para que fiquem alouradas por igual. Nesta etapa não coloque a tampa do tajine.
Adicione o alho, a restante cebola e mexa bem. Junte o tomate esmagado e retifique de sal e pimenta. Deixe começar a ferver e junte 1 dl de água. Coloque a tampa do tajine, reduza o lume e deixe cozinhar cerca de 15 minutos.
 
 
Rapidamente, retire a tampa do tagine e coloque os ovos, depois de partidos. Tape novamente e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até os ovos escalfarem. Polvilhe com hortelã picada no momento de servir.
 
Pode acompanhar este prato com Couscous.
 
Preparação dos Couscous:
Num recipiente coloque os couscous e as passas; adicione a água fervente ou o caldo de legumes. Tape e deixe repousar até toda a água estar absorvida. Solte os couscous com o auxílio de um garfo e incorpore o grão de bico devidamente passado por água corrente. Mexa e sirva como acompanhamento.
 



 

Sem comentários: