domingo, 25 de maio de 2014

Tarte Tatin

Esta tarte faz parte da gastronomia tradicional francesa. Foi um engano culinário que deu origem a esta deliciosa iguaria. As irmãs Tatin, ter-se-ao enganado e fizeram a tarte de maçã invertida, dando origem a esta maravilha...
Para elaborar esta sobremesa pesquisei nas receitas do Masterchef Australia; e, no programa do Jamie Oliver. E claro adaptei à minha maneira.

Ingredientes:
1 pacote de massa folhada
5 maçãs grandes (ou 8, se forem pequenas)
1/2 chávena de açúcar (cerca de 125 grs.)
25 grs de manteiga
2 colheres de vinho do Porto
Sumo de limão q. b.

Modo de Preparar:
Pré aqueça o forno a 200º.
Descasque as maçãs, corte-as em quartos e retire os caroços. Regue com sumo de limão para que não  oxidem (fiquem escuras).
Leve uma frigideira, em aço, ao lume com o açúcar e deixe ganhar cor de caramelo (claro). Adicione a manteiga e mexa muito bem. Junte o vinho do Porto e deixe fervilhar. Adicione as maçãs e deixe cozinhar por 10 minutos, em lume brando. Cuidado para não deixar queimar o caramelo, pois confere um gosto estranho à tarte.
Retire do lume e cubra com a massa folhada. Aconchegue bem a massa às maçãs e bordos da frigideira. Cuidado para não se queimar.
Se comprar massa folhada retangular, corte o necessário para cobrir as maçãs e utilize a restante massa por cima, pressionando levemente.


Leve ao forno, ventilado, cerca de 20 minutos. Verifique a cozedura. Retire e deixe descansar por mais 10 minutos.
Vire, cuidadosamente, a tarte num prato de servir. Pode acompanhar com uma bola de gelado, um cálice de vinho do Porto ou outro licor.

Sem comentários: