sábado, 6 de janeiro de 2018

Roscón de Reyes - Rosca dos Reis

Esta receita faz parte das tradições natalícias dos «nuestros hermanos» espanhóis. Quase que substitui o bolo-rei; e, é uma ótima opção para quem não gosta de frutas cristalizadas, pois a massa é  simples sem qualquer adição de frutos secos ou cristalizados.
É um tanto trabalhosa e leva muito tempo a executar em virtude de ter de levedar por várias etapas.



Ingredientes:
320 grs de farinha de trigo
125 ml de leite
25 grs de fermento padeiro
60 grs de açúcar
65 grs de margarina à temperatura ambiente
2 ovos inteiros
1 pitada de sal
Raspa de 1 laranja 
5 ml de licor de laranja ou água de flor de laranjeira
açúcar para polvilhar q. b.
sumo de laranja para pincelar q. b.
farinha de trigo para polvilhar q.b.
Amêndoa filada q-b.
Fruta cristalizada a gosto só para decorar

Modo de Preparar:
Para fazer esta rosca tem de começar por preparar o fermento para depois adicionar à massa.
Assim, numa tigela coloque 4 colheres (sopa) de farinha, que retira ao total da farinha necessária à receita. Acrescente o fermento esfarelado e, junte um pouco de leite morno; o suficiente para obter uma massa moldável. Reserve o restante leite.
Tape a massa  obtida com película aderente e reserve por 45 a 60 minutos. Amassa deve ficar em local aquecido e deverá triplicar de volume.
Após este tempo a massa fermentada deverá ter este aspeto:


Agora, coloque a restante farinha numa tigela, junte uma pitada de sal, o açúcar, os ovos, a margarina aos pedacinhos, o leite e a massa fermentada. E, bata tudo muito bem. Pode usar as mãos ou uma batedeira elétrica. Deve ser batida até obter uma massa homogénea e sem grumos. É um pouco trabalhosa e apresenta um aspeto pastoso. Por último, perfume a massa com a raspa da laranja e o licor; incorpore bem. 


Quando a massa estiver quase a separar-se da tigela; espalhe um pouco de farinha numa superfície limpa e deite a massa em cima; e, trabalhe-a novamente até obter uma bola. Deve obter uma bola e, atenção a massa deve ficar fofa não muito espessa. 


Coloque amassa na tigela e reserve num local quente cerca de 2 horas.
Após este tempo, faça uma rosca e coloque num tabuleiro revestido a papel vegetal. Leve ao forno a 40º por 40 a 50 minutos.


Passado este tempo, vai verificar que a massa cresceu e, é hora de decorar a rosca. Pincele a rosca com sumo de laranja e, polvilhe com açúcar. De seguida, polvilhe o lado de fora da rosca com amêndoa filada e, coloque algumas frutas cristalizadas em toda a superfície. Por cima das frutas cristalizadas pode colocar um pouco de açúcar em pó.


Leve ao forno pré aquecido a 170º e deixe cozer cerca de 20 minutos. Quando estiver dourada está pronta... Retire do forno, coloque-a num prato de servir e, Bom Dia de Reis...


Sem comentários: